Author: Liliane Siemieniaco
•04:57

PROJETO
A PAZ É VOCÊ QUEM FAZ

Nome do autor: Liliane Siemieniaco
Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros

INTRODUÇÂO:
Esse projeto visa desenvolver nos alunos, a cultura da paz, através de atitudes, sentimentos e pensamentos, refletindo com elas e com suas famílias, sobre a importância de praticar a paz e a não violência.
Na sociedade contemporânea, onde a competitividade é o ponto forte, temos que buscar a paz entre os cidadãos. A educação para a paz deve ser basicamente uma meta a ser atingida. A paz converte-se num processo contínuo e acessível em que a cooperação, o recíproco entendimento e a confiança em todos os níveis ajustam as bases das relações interpessoais e intergrupais. Na educação para a paz devemos buscar mudar o modo de sentir, que muda o modo de pensar, que muda o modo de falar, que muda o modo de agir. A cultura da paz baseia-se no diálogo, que visa abrir questões, estabelece relações, compartilha ideias, questiona e aprende, compreende, faz emergir ideias, busca a pluralidade de conceitos.
Ao incorporarmos a cultura da paz em nosso cotidiano, nos disponibilizamos ao diálogo, a escuta, a tolerância, a generosidade, ao comprometimento, mas, também à consciência do inacabamento, ao reconhecimento de ser condicionado e da dupla existência da verdade. Tendo consciência do processo de inacabamento, constatamos que a educação é uma formação continuada, que dura toda a existência. ( Amélia Hamze, profª FEB; Canal do educador- a educação e a relação com a paz).
OBJETIVOS:
Desenvolver nos alunos o respeito ao próximo, tanto no ambiente familiar, quanto no escolar.
Criar o hábito de boas maneiras e aplicá-los no dia-a-dia.
Perceber a importância das regras.
Integrar a família à escola.
METODOLOGIA:
  Para escolher as técnicas de pesquisas mais adequadas para o tema em
questão, tomou-se como aspecto para diagnóstico, a relação professor x aluno, a
relação aluno x aluno e a relação escola x família. 
Para analisar a maneira como esta relação educando x educador acontece no
ambiente escolar foram eleitos como instrumentos de registro de dados:  a
observação e o questionário.
Foram desenvolvidas algumas propostas para a redução dos atos agressivos e conseqüentemente a  promoção da paz .
Os instrumentos questionário e observação direta foram aplicados na escola
e na família. A observação foi realizada na turma do 3º ano do 1º ciclo, no período da tarde e com as respectivas famílias dos alunos.

RESULTADOS:
Através do processo pedagógico, conseguimos atingir um grande número de alunos, de familiares e da comunidade, incutindo uma consciência crítica sobre a necessidade de aplicar regras básicas sobre viver em um ambiente de paz, as quais facilitarão a convivência no ambiente familiar e escolar.
A partir dos trabalhos realizados em sala de aula, utilizando de tecnologias, como o uso do computador, os vídeos do Youtube, a pesquisa de textos sobre paz, a entrevista com os pais sobre regras para uma boa convivência, a confecção de regras para se viver em paz, a colaboração na rotina diária, facilitando os trabalhos domésticos, dividindo tarefas e auxiliando a família quando necessário, o respeito ao próximo, através de atitudes e palavras, a caminhada pela paz, homenageando os 189 anos de aniversário de nossa cidade e inserindo a comunidade no contexto escolar, com a utilização de faixas e cartazes com temas geradores  falando da paz.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este trabalho possibilitou novos aprendizados no cotidiano escolar, pois as crianças são seres em desenvolvimento o que contribui para a aquisição de novas atitudes. Gerou um novo olhar e uma dedicação maior, pois com afeto, colaboração e respeito podemos formar cidadãos reflexivos que poderão contribuir para uma sociedade melhor.  Demonstrou que com o uso de tecnologias e a participação da comunidade podemos expandir nosso trabalho do ambiente escolar para o comunitário e familiar, mudando hábitos e atitudes, refletindo sobre os mesmos e melhorando o convívio social e escolar. Conhecendo pontos fracos e fortes e com esse alcançar meios de se atingir fins.
  
AGRADECIMENTOS:
Agradeço a dedicação e a paciência de nossas orientadoras Zélia Araújo  e Maria de Fátima, do curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, do presente ano letivo.
A comunidade, que autorizou e participou com entusiasmo deste projeto.
Aos profissionais que trabalham comigo, que me auxiliaram nos momentos de dúvida.
E especialmente ao meu filho, que me ajudava na elaboração dos trabalhos com as tecnologias.

REFERÊNCIAS:
Berguer, Maria José. Imagens sobre a paz. Recadoface.2012
www.conhecer.org.br A agressividade no cotidiano escolar. Daiane da Luz Silva.2011
www.pontagrossa.pr.gov.br/acidade. Lenda da Fundação de Ponta Grossa. Laertes Soares, UEPG e SESI.
pt.wikipédia.org/wik/paz. The Nobel Peace Prize.1979
www.youtube.com video musical, Paz pela paz, Nando Cordel
|
This entry was posted on 04:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: