Author: Liliane Siemieniaco
•09:34

MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Nos dias de hoje em que as tecnologias dominam o mundo, faz-se necessário um novo olhar para o uso das mídias no cotidiano escolar.
Para isso, o curso de Tecnologias na Educação: ensinando com as TIC’S, vem contribuindo e muito para o nosso processo de formação como educadoras, levando-nos a refletir sobre o uso das mídias na educação, com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino aprendizagem.
Percebemos que não é tão complexo o trabalho com as tecnologias, é necessário empenho, dedicação, estudo e muita humildade ao percebermos que não somos detentoras do conhecimento e que ele se constrói diariamente.
Nesse processo ensino aprendizagem, devemos direcionar os temas a serem estudados, de forma que os alunos não se desviem do caminho, ou utilizem os meios tecnológicos exclusivamente para jogos ou redes sociais.
A proposta das tecnologias deixa de lado o uso exclusivo do quadro de giz e do livro didático, para a sala de aula informatizada ou on line, o uso de televisão, do rádio, do vídeo, da câmera fotográfica digital, do multimídia, que abrem oportunidades para a transformação e a diversificação dos ambientes de aprendizagem.
Esses recursos tecnológicos nos permitem transmitir informações de maneira mais rápida e segura, de forma mais prazerosa para o aluno, ao mesmo tempo em que existe a igualdade de acesso às informações, independente da classe social a que o aluno pertença.
A aprendizagem se torna muito mais significativa e interessante. Os alunos podem ampliar seus conhecimentos, visto que na internet, ele tem uma vasta opção de escolha entre: leitura, escrita, vídeos, jogos educativos, pesquisas, notícias, selecionando o que lhe interessa, mas de longe tendo um direcionamento do seu professor.
Por isso percebemos o quanto as tecnologias são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem dos novos tempos, para a construção de uma sociedade igualitária, no que diz respeito ao acesso das novas tecnologias nas escolas públicas.
Repensar a educação, diversificar formas de ensinar e aprender é um desafio da sociedade contemporânea e nós estamos contribuindo de alguma forma para que essas mudanças ocorram em redes públicas de ensino, com o auxílio de cursos de formação de docentes e a utilização de novas tecnologias.
|
This entry was posted on 09:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: